​IN&MOTION equipa pilotos da IXON envolvidos no MotoGP com o novo Airbag

No passado mês de junho a IXON, marca líder em equipamentos técnicos para motociclistas, e a IN&MOTION, especializada em sistemas inteligente de proteção de roupa, anunciaram a sua parceria e colaboração no desenvolvimento de novas soluções que prometem marcar a grande mudança na proteção dos motociclistas.
IN&MOTION equipa pilotos da IXON envolvidos no MotoGP com o novo Airbag

Esta parceria tornou-se efetiva nas pistas de MotoGP. Ao longo dos últimos anos, a In&Motion tem vindo a trabalhar por forma a adaptar a sua plataforma tecnológica para a área de corridas de motos. Ao mesmo tempo, e ao longo das últimas temporadas, a maioria dos pilotos a usar IXON têm contribuído para o desenvolvimento do algoritmo, com a aquisição de dados. Enquanto isso, a IXON e a In@Motion desenvolveram a interface que iria permitir a fácil integração do Airbag da In@motion nos fatos, enquanto se preserva-a (ao mesmo tempo) o conforto do piloto. 

Como tal, desde o início da temporada de 2016, vários pilotos, incluindo o Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3 Team), usam este novo Airbag por dentro do fato.

De pistas de esqui para pistas de Moto GP: novos desafios

Depois de lançarem o Colete de Airbag para o esqui em 2014, a proteção dos pilotos envolvidos em corridas é a segunda aplicação que a equipa da In&Motion está a trabalhar. Durante o seu desenvolvimento, o foco centrou-se em 2 elementos chave: a performance da proteção e o conforto do piloto. A IXON tem estado sempre presente e envolvida na conceção do sistema de forma a assegurar que tanto o ajuste como a ergonomia estavam em excelentes condições.

In&Motion: uma plataforma polivalente que está adaptada para corridas de motos

As colisões de motos, em particular no MotoGP, necessitavam de uma adaptação do algoritmo de deteção de conduzir a uma solução confiável, de forma a oferecer uma proteção eficaz.

A tecnologia incorporada na In&Box mede os movimentos em tempo real e é capaz de identificar quedas graves para acionar o Airbag em menos de um décimo de segundo (100 milissegundos).

Por um lado, o Airbag pode absorver a energia de choque e, por outro lado, a coluna vertebral e os órgãos vitais limitam o trauma. Foi dada também especial atenção ao design do Airbag e a sua integração no fato: a equipa da In&Motion refere mesmo que não se deve comprometer no design e conforto de condução para melhorar a performance da proteção.

Pierre François TISSOT, Co-Fundador & CMO na In&Motion declara que: “É fascinante trabalhar neste contexto de corridas de motos de alto nível. Os pilotos estão habituados a ter em consideração o ambiente técnico relacionado com a moto em si. Desta forma, foi mais fácil vê-los envolvidos desde o início no desenvolvimento deste novo sistema de Airbag e o feedback deles permitiu-nos chegar a uma solução adequada mais rapidamente. Alguns dos pilotos já usaram o Airbag com muito sucesso.”

Uma inovação nos 2 sentidos: o produto e a conceção

A equipa da In&Motion acredita que para desenvolver o melhor produto, o utilizador final deve estar envolvido no processo de desenvolvimento o mais cedo possível. Todos os comentários ou feedback dado pelos pilotos são analisados e integrados no processo de design. O objetivo é terminar com um produto final que seja de confiança e que seja feito por e para os utilizadores finais.

Veja o vídeo do trabalho desenvolvido pela In&Motion e IXON!
In&Motion equipa pilotos da IXON envolvidos no MotoGP com o novo Airbag